Instagram Top Grid

Siga-me no:

Sa_familia_Ubatuba (62)Oie, galerinha, tudo bem? Hoje eu vou falar sobre o desmame natural depois dos 2 anos. Por aqui, Fred, que está com 1 ano e quase 5 meses, ainda mama super bem. E, como todo mundo sabe, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o aleitamento materno dure pelo menos 2 anos.

 

Mas, passada essa idade, como fazer? Tem gente que acha que, de um dia pro outro, vai parar de dar o peito e pronto. Já vi histórias de mães que mentem que o peito tá machucado e colocam curativo ou que passam algum produto pra mudar o cheiro da região. Tudo pra despistar a criança.

 

Pra mim, a coisa não é bem assim. Tem que rolar naturalmente, sabe? Afinal, mamar é sinônimo de prazer para o bebê. São momentos únicos de afeto, amor e carinho. Ele se sente bem! Conforme ele vai descobrindo novos prazeres na vida, ele vai, naturalmente, pedindo menos peito, até que não pede mais. Simples, né?

 

O desmame tem que ser sem pressa, sem cortes abruptos, sem neuras. É o rompimento de um vínculo muito forte entre mãe e filhx. Não dá para, simplesmente, acordar no dia seguinte e negar o peito a todo custo e/ou ficar inventando mentiras. É preciso que a transição seja suave e serena, pra não deixar traumas e nem marcas.

 

Muita gente acha ~feio~ amamentar criança ~grande~ de dois anos. Já recebi muitos olhares julgadores e a maioria das mães que amamentam também. Essa pressão – que às vezes acontece até mesmo dentro da família, pela vó, sogra, tia, marido, etc – pode atrapalhar um bocado esse processo e deixar a mãe apressada para fazer o desmame completo, com vergonha de amamentar.

 

Por isso eu digo: gente, não tem que ter vergonha! Amamentar é lindo! É natural! Esses dias, surgiu a polêmica de uma mulher na internet que disse que amamentar é “pobre fazendo pobrice”. Olha, não tem nada disso, não. A verdade é que não há coisa mais rica que amamentar. Rica em nutrientes, rica em vitaminas, rica em anticorpos e, o mais importante, rica em amor!!!

 

Você já desmamou seu filhx? Como foi? Tem alguma dica? Me conta, vamos conversar!

 

Beijos

assinatura Sá ollebar

0
Compartilhe

Você também pode gostar

Comentários no Facebook