Instagram Top Grid

Siga-me no:

  • Ditadura dos crespos - Alisou o cabelo perdeu o Empoderamento?

Ditadura dos Crespos – Alisou o cabelo perdeu o Empoderamento? Opá que papo é esse Sá ?

Você pode ter se assustado com o título e realmente não é o que parece, mas acredito que já esteja na hora de abordar esse assunto que tanto chateia mulheres negras que não tem vontade ou algo as impede de assumir seus cabelos crespos.Infelizmente não é incomum encontrar negras que se sintam pressionadas a usar seu natural ou que digam estarem sendo criticadas por preferir o liso e no meio das conversas perceberem que rola uma Ditadura dos Crespos e aqueles olhares “Humm Alisou o Cabelo perdeu o Empoderamento”. Eu mesma em vários momento já me perguntei: “E se eu um dia quiser alisar novamente meu cabelo, vou pra forca?”

Ditadura dos crespos - Alisou o cabelo perdeu o Empoderamento?

Nossa Diva da Makeup Camila Nunes, alisada e Empoderadissíma

De fato as construções sociais pautadas em um padrão de beleza eurocêntrico influenciam nas nossas escolhas, como achar nariz fino, olhos claros e cabelos lisos bonitos, e não é fácil para quem não tem esses atributos naturalmente se sentir confortável diante ao espelho. Entretanto a militância negra não deve cobrar que toda pessoa deva expor seus mechas crespas, até porque nossa luta não se resume apenas na estética.

            Essa acusação realmente não é infundada, porém também não é a regra, não é impossível achar uma ou outra crespa que ache um absurdo alguém alisar o cabelo, que não insista para a prima ou irmã, abandonar os relaxamentos, largar mão da química. Acredito que qualquer uma de nós, que tenha cabelo crespo ou cacheado, que nos sentimos lindas dessa forma, acabe se perguntando por que fulana não quer experimentar a mesma sensação, de ser livre.

 

Isso faz com que nos esqueçamos de que essa sensação de liberdade é diferente para cada uma de nós. O sentido desta palavra pode ser abstrato e subjetivo, e esse costume aparentemente inofensivo de querer que todas as pretas maravilhosas desse Brasil, soltem o que para nós seriam amarras, e passem a amar os fios que naturalmente existe no seu código genético. Mas é preciso lembrar que talvez para elas, essas amarras simplesmente não existam, e que já se sentem lindas e completas, sendo assim cumprindo a missão mais importante de cada dia, amar a si mesma, independente do que a sociedade nos impõe.

O exercício diário de toda mulher, não só a negra, de se sentir linda, é extremamente difícil.

Amanda Carneiro lacra total nas makeups 🙂

Os bombardeios constantes de padrões inatingíveis, esse compromisso consigo mesma, torna-se algo quase impossível, por isso todo dia que uma mulher levanta se sentindo linda e com o astral lá em cima, contamos uma vitória, e em vez de prejudicar as manas empurrando para a Ditadura dos crespos ou lançando olhares ” Alisou o cabelo perdeu o Empoderamento?”, podemos nos auxiliar e fazer com que o empoderamento seja coletivo.

Camila Delamar dá várias dicas importantes de como manter o cabelo alisado saúdavel.

 

 

Empoderamento é você dizer não para essas opressões e ser dona de si mesma!

 

 

Vale ressaltar que ditadura dos crespos, seria apenas se estes fossem o padrão hegemônico, um modelo aceito e difundido dentro da nossa cultura de forma que os outros tipos de cabelos não seriam considerados bonitos. Que a indústria estética só vendesse produtos para esse determinado tipo de mecha, e toda propaganda, meios midiáticos, apresentassem o crespo como paradigma ideal. Parece exagero da minha parte, eu sei, todavia, desta forma que durante muitos anos  as mechas lisas eram representadas, resultando na baixa autoestima negra por não se encaixar nesse padrão.

Para finalizar e tentar não fugir novamente do assunto, nós irmãs crespas, devemos as irmãs alisadas a mesma sororidade e empatia, pois mais importante que quebrar os padrões de beleza eurocêntricos, nossa identidade negra deve ser reforçada todos os dias, de cabelo crespo, alisado, wig ou raspado, carregamos o mesmo fardo e a mesma luta.

Bora, seguir as pretas e se você conhece/segue outras, conte pra gente nos comentários <3

Camila Nunes MakeupYoutube / Blog / Instagram / Facebook

Camila DelamarYoutube / Blog / Instagram / Facebook

Amanda CarneiroYoutube  / Instagram / Facebook

E pra recordar já gravei um vídeo sobre Empoderamento (clique aqui). Empoderamento é você dizer não para essas opressões e ser dona de si mesma

 

0
Compartilhe

Você também pode gostar

Comentários no Facebook