Instagram Top Grid

Siga-me no:

Vou ter um menino e agora??

Vim falar com vocês sobre um assunto que precisa ser bastante discutido, porque ele é a porta de muuita coisa ruim nesta sociedade que vivemos.

Eu vim falar de machismo.

Bom, machismo é um sistema de opressão que define e mantem a superioridade masculina em todas as esferas, impossibilitando a equidade dos gêneros. O machismo é responsável pelas mulheres ganharem menos para exercer a mesma função que os homens, o machismo é responsável pela objetificação do corpo da mulher, do homem achar que tem autonomia para opinar e fazer o que quiser com este corpo. Machismo é o psiu de cada dia, o vai lavar uma louça, o isso não é coisa de mulher e por ai vai.

Mas e ai Preta, a gente já nasce machista?

Não..ninguem nasce nada. Somos fruto de uma sociedade que impõe infinitas regras para manter algumas hierarquias.

Mas Sá a gente pode deixar de ser machista? Vocês podem tentar minimizar os impactos do machismo, pq lembra que eu falei que o machismo não é uma pessoa, uma cara batendo ou xingando uma mulher, o machismo é um sistema de opressão.

Mas Sá se a gente não nasce assim, porque a gente se torna?

Ai que estáaaaa…é sobre isto que eu quero falar com vocês. Principalmente os responsáveis por criar os meninos. E vale lembrar que pode ser o pai, a mãe, o tio, a avó, um parente distante ou alguém do coração.

Algumas perguntas

Quando seu menino inicia na educação infantil e ele tem uma amiguinha que ele gosta muito de brincar, você diz que é só uma amiguinha ou é a namoradinha dele?

Quando uma mulher passa na rua você fala para ele mexer com ela para mostrar para os amigos o quanto seu menino é esperto, machão e já gosta de mulheres?

Vocês ensinam que limpar casa é coisa de mulher e que homens só fazem serviços pesados?

Vocês dão tudo na mão deles, comida, roupa, toalha e todas as outras coisas que vocês não dão para as meninas?

São várias coisas que contribuem para a construção de um homem machista, claro que este contexto não se dá só no ambiente familiar, os amigos, a TV, as ruas, tudo que cercam eles estão dentro deste sistema machista. Infelizmente ele nasceu em uma sociedade assim. Mas, assim como ensinamentos são passados como, não roubar, não mentir, não responder aos mais velhos, respeite o professor, não responda pra policia, ensinar aos meninos que respeitar as mulheres é fundamental, que sim é sim e não é não, que não existe um talvez, ou acho que ela quis dizer tal coisa, ou ela quer e tá se fazendo de difícil. Não é não.

E para não esquecer, se você perceber que seu menino tem se inclinado a amigos que não agem com tanto respeito, converse com ele, o tempo todo. Oriente enquanto uma novela estiver passando e nela um homem bater em uma mulher, diga que é errrado. Oriente. Eu tenho certeza que o amor e uma educação que trate e respeite uma mulher como igual tem tudo para dar certo. Até porque independente de quem cria, no fim, ele saiu de uma mulher e só isto seria suficiente para que ele respeitasse qualquer outra.

 

Se gostou não esqueça de compartilhar 😉
até breve

assinatura Sá ollebar

0
Compartilhe

Você também pode gostar

Comentários no Facebook